Ações Parlamentares

Erika Kokay critica incompetência do governo Bolsonaro para garantir vacina contra Covid-19 ao povo brasileiro

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) ocupou a tribuna da Câmara para denunciar a incompetência e a irresponsabilidade do governo Bolsonaro na condução do enfrentamento à pandemia de Covid-19. Na avaliação da parlamentar, o negacionismo do presidente da República coloca em risco a população brasileira, uma vez que o plano não aponta quais vacinas serão utilizadas e nem um cronograma estruturado de imunização. 

Na opinião da deputada, o Brasil passa por um momento em que predomina a “necropolítica” e a “mercadorização” da vida. 

“Nós estamos vivenciando no País uma necropolítica que cada dia fica mais clara. Mas não é só uma necropolítica, é também uma mercadorização da vida. É como se você tivesse um processo de captura do mercado, dos corpos, da vida, da própria saúde”, lamentou.

Segundo a parlamentar, o Brasil carrega “na pele, na alma” as mais de 181 mil mortes por Covid-19 pela incompetência do governo Bolsonaro. Erika disse ainda que no plano de imunização apresentado pelo governo, além de não estabelecer prazos, também deixou de fora parcelas da sociedade que precisam ser imunizadas.

“Por exemplo, as pessoas com deficiência não são colocadas como prioridade neste plano de vacinação, assim como a população carcerária, que — sabemos — é vulnerável no que diz respeito às doenças infectocontagiosas”, lembrou.

Para Erika a necropolítica está presente na atitude do presidente que, ao colocar assinaturas no “arremedo de plano apresentado (ao STF)”, desrespeitou a população, com a apropriação de assinaturas de pessoas que não firmaram o documento e nem “conheceram este pseudocronograma”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo