Noticia

À queima roupa – por Chico Vigilante

Vivemos num país de maricas por medo do coronavírus, segundo o presidente Bolsonaro. O que o senhor achou dessa declaração?
Foi a coisa mais estapafúrdia que eu já assisti na minha vida. O presidente da República tem a obrigação e o dever de respeitar todos os integrantes da nação. Os homossexuais, todas as pessoas, pagam imposto, são filhos de Deus, são filhos dessa Terra e merecem respeito. Na presidência, Bolsonaro volta a proferir os mesmos impropérios que ele sempre proferiu contra esses segmentos. Eu digo: o Bolsonaro tem um problema mal resolvido da infância e da adolescência. Acho que ele tem medo de revelar qual é a personalidade dele.

Porquê essa resistência do presidente a uma solução contra a pandemia?
Porque ele segue orientação do Trump e de outros negacionistas que estão levando as suas nações ao desespero. Ele é contra a ciência e contra tudo o que politicamente é correto.

Você tem coragem de tomar a vacina contra covid, ainda em testes?
Eu estou na fila. Quero ser o primeiro. Eu acredito na eficácia. Acredito na ciência.

Vimos nos Estados Unidos como a pandemia repercutiu nas eleições. Acredita que, em 2022, o tema ainda terá força para impactar o pleito?
Sem dúvida. Até porque, a vacina vai surgir. Num primeiro momento, os que vão ser atendidos são as pessoas de risco e vai ficar uma parcela muito grande da população sem ser atendida. Se eu fosse governador, me reuniria com os governadores dos demais estados e montaria um consórcio para comprar a vacina, sem precisar esperar pelo Ministério da Saúde.

Vemos um presidente tão próximo de Trump que chegou a defender o “uso de pólvora” contra o futuro governo de Joe Biden…
Isso foi a maior aberração que já ouvi. Creio que as próprias Forças Armadas sabem da capacidade bélica do país, que não temos poder de fogo para enfrentar nem a Venezuela. Imagina os Estados Unidos… O Brasil, infelizmente, virou piada internacional.

Nos Estados Unidos, houve uma união dentro do Partido Democrata contra Trump. É possível que as forças anti-Bolsonaro se unam para derrotar Bolsonaro?
É preciso que todos tenham juízo para se unir e derrotar Bolsonaro, a exemplo do que ocorreu no movimento contra a ditadura e devolver o país as eleições diretas. Apesar de acreditar que ele não vai concluir o mandato. O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo