BannerNoticia

PT tem mais de 10 mil candidatas em todos os estados


Candidatas a vereadora, prefeita e vice-prefeita somam 10864 mulheres na linha de frente contra o machismo, o racismo e o conservadorismo

O projeto Elas Por Elas coloca nas ruas das eleições 2020 mais de 10 mil candidatas para disputar cargos públicos em nível municipal. São mulheres petistas que encaram o desafio de fazer a disputa eleitoral em um contexto de retrocesso no governo federalcrise econômica, social, ambiental e política, além da instauração uma pandemia mundial sem precedentes. 

Com 10288 candidaturas a vereadora, 216 para prefeita e 360 para vice-prefeita, as mulheres do PT avançam para fazer a disputa em suas cidades sobre o tipo de sociedade que podemos e queremos construir, com justiça social, direitos garantidos, o respeito à diversidade e ao meio-ambiente.

“Mais do que nunca, eleger mulheres é fundamental. Das queimadas da nossa biodiversidade aos ataques aos direitos trabalhistas, passando pela máquina de mentiras e negacionismo que o governo alimenta. Diante de uma crise sem precedentes na história, a força e a coragem das mulheres serão decisivas para romper com esse ciclo de ódio e acirramento do ultraliberalismo que estamos vivendo”, afirma Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT. 

As candidaturas femininas do PT – vereadora, prefeita e vice-prefeita – estão presentes em todos os estados brasileiros. O projeto Elas Por Elas atua no fortalecimento das mulheres a partir das suas diversidades e realidades regionais.

Com uma política interseccional, o projeto prioriza candidaturas jovens, lbt, negras e de mulheres do campo, da floresta e das águas para ampliar a presença feminina na política — de forma a garantir representação da diversidade brasileira em seus mais variados aspectos. 

“Não existe mais essa de ‘candidatura laranja’. Com o projeto Elas Por Elas, buscamos integrar todas as mulheres à disputa real das eleições com toda a estrutura necessária. E além disso, buscamos contemplar toda a diversidade brasileira incentivando mulheres negraslgbt, indígenas, dos campos, das águas e da floresta”, reforça Anne. 

Projeto Elas Por Elas

O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico e está ainda mais evidente neste momento de avanço de pautas conservadoras e consecutivos retrocessos promovidos pelo governo Bolsonaro.

O projeto Elas Por Elas, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT,  tem por objetivo impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil.

Da redação Elas por Elas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo