Distrito Federal

Projeto Do Lixo ao Luxo agora na internet


Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação

Idealizado pelo artista plástico Skartazini, ‘para transforma coisas sem valor aparente em coisas de valor inestimável’, o projeto Do Lixo ao Luxo ocorreu pela primeira vez em 2004, na ONG Casa Azul em Samambaia/DF, patrocinado pela Fundação Banco do Brasil – FBB. Convidado pelo diretor Clayton Braga, em 2012 o projeto se instalou no Centro de Criatividade Infanto-juvenil – Colégio CCI, também em Samambaia/DF.

Sintonizado com os objetivos do desenvolvimento sustentável constantes na agenda da ONU até 2030, o projeto Do Lixo ao Luxo acolhe pessoas de todas as idades, formação, gênero, credo e classe social, para exercerem seu talento e criatividade, conforme sua disposição e disponibilidade. “Se ‘a ocasião faz o ladrão’, pode fazer também @ artista. É uma questão de oportunidade”, argumenta Skartazini.

Aproximadamente quinhentas pessoas frequentaram as oficinas de artes plásticas que já renderam estágios para estudantes universitári@s, exposições, leilões de arte e um acervo disponível a visitação, no Colégio CCI. Algumas obras estão em coleções particulares. Em 2019 o projeto foi ampliado para as áreas da gastronomia, maquiagem, decoração e moda, com o ‘mínimo de custo para o máximo de benefício’.

Decorrente da pandemia do coronavírus, em 2020 o projeto Do Lixo ao Luxo evoluiu ainda mais, criando a versão virtual. A primeira aula foi ao ar no dia 06/06/2020. Estão programadas cinco aulas, entre os dias 06/07 e 03/08/2020, às segundas, 14h, pelo canal www.youtube.com/portalcci401 . Os assuntos são: suporte, desenho, pintura, colagem e destinação da obra de arte. Acesse, participe, compartilhe.

Serviço
Projeto Do Lixo ao Luxo
Aulas entre os dias 06/07 e 03/08/2020, às segundas, 14h
Pelo canal www.youtube.com/portalcci401

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo