Enfrentando o coronavírus

Entenda como a luz ultravioleta pode destruir o novo coronavírus

Do site: saude.ig.br

Tecnologia já é usada em transportes públicos, supermercados e hospitais

Por iG Saúde | 12/06/2020 13:56 – Atualizada às 12/06/2020 14:03

Luz ultravioleta pode matar o novo coronavírus (Sars-CoV-2)
Divulgação Xenex DisinfectionLuz ultravioleta pode matar o novo coronavírus (Sars-CoV-2)

Para o processo de desinfecção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), máquinas que emitem raios ultravioleta têm sido usadas em hospitais – como o Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SP) –, objetos em supermercados na capital paulista e até em transportes públicos na China. A luz ultravioleta é capaz de destruir o vírus causador da Covid-19 de superfícies.

Leia:
Brasil tem 805.682 casos de Covid-19, mostra consórcio de veículos da imprensa
Veja 4 doenças que podem ser evitadas com hábitos de higiene durante a pandemia
Covid-19: como saber se você é um assintomático

A eficiência da luz ultravioleta se dá porque essas ondas destroem a capa proteica e o material genético do vírus. Elas atuam no DNA e RNA, gerando mutações internas na genética e consequente morte do novo coronavírus.

O processo de combate é diferente, por exemplo, do que utilizamos no dia a dia, com água e sabão. A combinação usada para lavar as mãos funciona porque destroi a camada de gordura externa do novo coronavírus.

Já a luz ultravioleta mata o invasor por dentro.

rodos UV
Rui Sintra/Instituto de Física de São CarlosUSP cedeu à Santa Casa da Misericórdia de São Carlos dois rodos UV-C para a descontaminação dos pisos do hospital


Luz solar funciona contra Covid-19?

Há três tipos de radiação ultravioleta: UV-A, UV-B e UV-C. Elas têm diferentes capacidades de penetração e comprimento de onda. A maior parte dos raios que recebemos na Terra é do tipo UV-A.

A luz ultravioleta que vem sendo usada no combate à Covid-19 é a UV-C.

Não há garantia científica de que expor objetos à luz do sol possa destruir o novo coronavírus, porque muitos fatores influenciariam essa tentativa, como: a camada de ozônio, o horário de exposição e a umidade presente nos objetos – que poderia, inclusive, aumentar a presença de microorganismos. 

Fonte: undefined – iG @ https://saude.ig.com.br/coronavirus/2020-06-12/entenda-como-a-luz-ultravioleta-pode-destruir-o-novo-coronavirus.html

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo