Nacional

Petistas apoiam manifestação antifascista em Brasília contra Bolsonaro e o racismo

Do site: erikakokay.com.br

Vários parlamentares da Bancada do PT manifestaram pelo Twitter apoio ao ato contra o governo Bolsonaro, o fascismo e o racismo, e a favor da democracia, realizado na manhã deste domingo (7), em Brasília. A manifestação, primeira de uma série de outras que devem ocorrer em vários estados do Brasil durante o dia de hoje, transcorreu de forma pacífica. Portando máscaras e tentando manter o distanciamento, uns dos outros, os manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios gritando palavras de ordem contra o atual governo e exibindo faixas e cartazes com os dizeres “Todos Pela Democracia”, “Fora Bolsonaro”, “Vidas Negras Importam”, e “Contra o Fascismo e o Racismo”.

Ao comentar a manifestação que contou com a participação de integrantes de movimentos sociais e movimentos antifascistas, torcidas organizadas de times de futebol, profissionais da saúde, estudantes e militantes de partidos políticos, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), lembrou que estamos em meio a pandemia da Covid-19, e que o ideal seria que todos estivessem em isolamento social. Porém, em resposta às atitudes e políticas de Bolsonaro e aos atos racistas dentro e fora do Brasil, a população não tem outra forma mais contundente de expressar seu descontentamento, a não ser a ida às ruas.

“Hoje, infelizmente, a indignação pelo desprezo à vida e o amor pela democracia, obrigam o povo a ir às ruas contra o fascismo e o racismo. É lastimável um país em que o presidente, ao invés de combater a sua maior crise, em 100 anos, instigue a população a se arriscar para calar-lhe a boca”, disse.

Ao mesmo tempo em que os manifestantes desciam a Esplanada dos Ministérios pela contramão, do outro lado um número muito menor de pessoas participava de uma manifestação favorável ao governo. Os dois grupos foram separados por uma barreira de policiais que dividiram ao meio o gramado da Esplanada.

Diferentemente do que ocorreu em todas as manifestações bolsonaristas em Brasília, a manifestação contrária ao governo não pôde se aproximar do Palácio do Planalto. Uma barreira policial na altura do Congresso impediu a passagem.

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse em uma mensagem pela rede social que a manifestação em Brasília demonstra a insatisfação popular contra a política de ódio que existe no Brasil e em outro países do mundo.

“A marcha antifascista, antirracista que acontece em Brasília, demonstra insatisfação popular e segue um padrão mundial em repúdio à política do ódio materializada por Trump nos EUA e por Bolsonaro aqui. Não vamos tolerar racismo e qualquer tipo de crime de ódio!”, afirmou.

Durante o ato, vários manifestantes gritaram palavras de ordem contra a violência policial e o racismo. Eles lembraram os casos que vitimaram o menino João Pedro, em uma operação policial no Rio de Janeiro, e George Floyd, cidadão negro norte-americano que morreu na cidade de Minneapólis (EUA), após ter sido imobilizado e sufocado por um policial branco que permaneceu ajoelhado em seu pescoço por vários minutos.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) acompanhou toda a marcha ao lado dos manifestantes. Segundo ela, o ato foi um grito em defesa da vida e da democracia no Brasil. “Nós estamos aqui para dizer que o povo brasileiro, filho de Zumbi dos Palmares, não vai se intimidar, e que nós vamos arrancar o joelho que está na garganta desse País, e na garganta do povo negro, das mulheres, e de tantos brasileiros e brasileiras. É democracia, democracia e democracia, e Fora Bolsonaro!”, bradou.

Leia abaixo outras mensagens em apoio a manifestação contra o governo Bolsonaro, o fascismo e o racismo:

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “A força do povo nas ruas de Brasília contra o governo genocida de Bolsonaro e Mourão. Torcidas organizadas, estudantes, o movimento negro, antifascistas, brasileiros democratas que não defendem rupturas. Todos contra o governo genocida de Bolsonaro e Mourão”.

Deputado Zé Neto (PT-BA) – “Sejamos antifascistas e antirracistas! Estejamos ao lado dos que acreditam num mundo mais solidário, justo e igualitário!”

Deputado João Daniel (PT-SE) – “Iniciando um importante domingo de atos em defesa da democracia e contra o fascismo em todo Brasil. Em Brasília a manifestação tem início”.

Deputado Assis Carvalho (PT-PI) – “Manifestações pela democracia neste domingo, começando por Brasília. Reforçando a todos o apelo para que sigam as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde, como o distanciamento físico e uso de máscaras”.

Deputada Marília Arraes (PT-PE) – “O povo está nas ruas, de máscara, para defender a Democracia! São movimentos pacíficos, antifascistas, e que estão lutando pelo nosso país!”.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – As pessoas que estão nas ruas contra o governo genocida representam todos os que não foram em função do #covid19. Não fosse o vírus seríamos milhões. Manifestos antifascistas são pacíficos. Sua força é moral e está nas causas que carrega”.

Créditos: Ricardo Stuckert

.

 Matéria publicada originalmente no PT na Câmara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo