Ações Parlamentares

Erika Kokay busca alternativas para o setor cultural do DF

Do site: erikakokay.com.br

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) esteve reunida com o secretário de Cultura do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, e com representantes de conselheiros e ex-conselheiros de cultura do DF, para tentar buscar alternativas para auxiliar financeiramente os trabalhadores do setor na capital e cidades satélites. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), presidente da Comissão de Cultura (CCult) da Câmara Federal não pode participar devido à incompatibilidade de agenda, mas encaminhou seu agradecimento pelo apoio do secretário à aprovação da Lei Aldir Blanc. 

O setor cultural vem passando por graves problemas econômicos em decorrência da pandemia do novo coronavírus e é um dos mais afetados, não só no Distrito Federal, mas em todo o país. A deputada Erika Kokay apontou a necessidade de que seja construído um plano emergencial para dar suporte a cadeia cultural. A sugestão é uma demanda dos conselheiros e ex-conselheiros, explicitada em carta divulgada em abril. Outra reivindicação é a criação de um censo para saber quem são e onde estão artistas e trabalhadores da cultura no Distrito Federal.

O secretário Bartolomeu afirmou na reunião que a construção do censo é fundamental para a construção de políticas para o setor e lembrou que a cultura é fundamental para a retomada da economia, após a crise do coronavírus. “A cultura reivindica um assento na retomada da economia e eu acho fundamental. Cultura não é só diversão e entreterimento, ela movimenta a economia da cidade”, declarou o secretário.

Os representantes dos conselheiros e ex-conselheiros lembraram que ainda existem diversos passos até que a Lei Aldir Blanc seja de fato implementada, como passar pelo veto do Presidente da República e a regulamentação da Lei, e por isso é fundamentar a criação de um auxílio complementar do Governo do Distrito Federal (GDF) a trabalhadoras e trabalhadores que estão há quase 3 meses parados. Outra reivindicação é que o GDF mantenha o edital de 2020 do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

A deputada Erika Kokay se comprometeu a buscar apoio na Bancada do DF no Congresso Nacional para a destinação e emendas para os trabalhadores do setor cultural. Erika também reforçou que manter o edital do FAC em 2020 é fundamental para aquecer a economia em 2021. “Nós vamos enfrentar uma das maiores recessões da história do Brasil e a cultura é fundamental para a retomada da economia”, afirmou Erika. A parlamentar vai marcar uma reunião com a bancada para apresentar a pauta.

Créditos: Assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo