Noticia

Bolsonaro tem a pior avaliação desde o início do mandato, diz pesquisa XP

Pesquisa XP Ipespe realizada nos dias 30 e 31 de março e divulgada nesta sexta-feira (3) revela que a popularidade de Bolsonaro despencou. A avaliação de ‘ruim’ ou ‘péssima’ atingiu 42% em abril, ante 36% em março.

Segundo o levantamento a avaliação do governo como “ótimo ou bom” caiu de 30% para 28%, é a primeira vez que a taxa fica abaixo do nível dos 30%.

A pesquisa incluiu um questionário especial sobre a pandemia do coronavírus no país e mostrou que o ministro da Saúde, Henrique Mandetta tem aprovação maior que de Bolsonaro. A atuação do presidente no combate ao vírus foi considerada “ruim ou péssima” por 44% da população, enquanto 29% enxergaram o desempenho do presidente como “ótimo ou bom” e 21%, como “regular”.

Segundo XP Ipespe, 80% dos 1 mil pesquisados acreditam que o isolamento social é a melhor forma de se prevenir e evitar o aumento da contaminação pelo coronavírus, frente a 12% que concordam com Bolsonaro e acreditam que a medida é exagerada. 

Já a aprovação de governadores disparou em meio à pandemia. A proporção de pessoas que considera a administração dos governadores como “ótima ou boa” cresceu de 26% em meados de março para 44%. 

A pesquisa também mostrou uma deterioração nas expectativas para o restante do mandato de Bolsonaro. A proporção da população que espera que o governo dele seja “ruim ou péssimo” avançou de 33% para 37%, enquanto a avaliação “ótima ou boa” recuou de 38% para 34%.

E uma pesquisa divulgada também nesta sexta-feira (3) pelo Datafolha, mostra que 39% por cento dos entrevistados reprovam o governo Bolsonaro, considerando que ele é ruim ou péssimo. Sobre a avaliação do Ministério da Saúde no combate ao coronavírus, 76% dos brasileiros consideraram ótimo ou bom. Veja os resultados da pesquisa Datafolha:

Avaliação de Bolsonaro

” Ótimo/bom: 33%
” Regular: 25%
” Ruim/péssimo: 39%
” Não sabe/não respondeu: 2%

No levantamento anterior, divulgado no dia 23 de março, a aprovação de Bolsonaro era de 35% e a reprovação era de 33%.

Avaliação do Ministério da Saúde
” Ótimo/bom: 76%
” Regular: 18%
” Ruim/péssimo: 5%
” Não sabe/não respondeu: 1 %

No levantamento anterior, a aprovação do Ministério da Saúde era de 55% e a reprovação era de 12%.

Avaliação dos governadores
O Datafolha pesquisou também a avaliação sobre as ações dos governadores na crise. Os resultados foram:
” Ótimo/bom: 58%
” Regular: 23%
” Ruim/péssimo: 16%
” Não sabe/não respondeu: 2%

Na pesquisa anterior os governadores tinham aprovação de 54% e reprovação de 16%.

Nocaute

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo