BannerNoticia

Sinpro: sem professor e sem professora, nada feito 

Imagine um país em que ninguém sabe absolutamente nada sobre nenhum tipo de assunto e que as gerações de jovens, adultos e idosos são superexplorados por uma elite que sabe tudo, tem boa educação e estuda em grandes escolas de outros países?

Nem é preciso responder sobre as condições de vida de uma população dessas, não é? Por incrível que pareça, esse tipo de população existe. No mundo, há muitos países que não tem professores e escolas e, em consequência dessa falta de professores e de estudantes, não há soberania, desenvolvimento, bem-estar social e muito menos conhecimentos básicos para a vida.

Qual seria o destino do Brasil sem professores capazes de transmitir conhecimento e de formar cidadãos e cidadãs com pensamento crítico? Nem é preciso responder para saber que o futuro de qualquer país depende da educação de qualidade e da distribuição do conhecimento em todas as classes sociais.

O agente capaz de transformar realidades ruins em boas e um país submisso em uma nação desenvolvida é o professor e a professora. Essa é o cerne do magistério deles e delas no mundo. Somente por meio do conhecimento e de sua capacidade de dividir o que sabe, de ensinar passo a passo cada disciplina, é que um país se desenvolve e forma gerações de cidadãos e cidadãs.

O Dia do Professor nos remete a esse e a vários outros temas que vão da comemoração à luta por uma educação séria, livre, libertária, emancipadora, laica, gratuita, de qualidade referenciada. Ser professor não é seguir uma missão. Professor e professora é uma profissão que também depende da luta diária para existir.

Se sem professor e professora nada feito. Sem educação pública de qualidade, nada será feito também. Afinal, o mundo só é possível porque sempre houve alguém disposto a ensinar como fazer, a disseminar seu conhecimento em prol da humanidade.

A importância da profissão professor e professora vai da sala de aula à ação direta na vida do estudante. Professor e professora são as pessoas que constroem as profissões, transformam e reformulam perspectivas e conceitos de vida.
Todo mundo tem um professor que marcou para sempre a sua vida e nunca sai da memória. São lembranças dos processos de transformação na nossa vida que professores e professoras, indubitavelmente, farão na vida de quem passou por uma escola.

Tudo que existe no mundo ao nosso redor é exemplo e resultado de que sem professor não haveria nada. Não teríamos o pão com manteiga se não houvesse alguém que aprendeu a ler e a escrever capaz de anotar uma receita milenar de pão e de manteiga. Sem o professor, o homem não iria à Lua e a evolução estaria comprometida.

Todas as descobertas científicas em todos os campos do conhecimento, como, por exemplo, a medicina, não seriam possíveis sem o professor e a professora. O meio ambiente não resistirá se não houver a intervenção do professor e da professora em sala de aula sobre a importância dos ecossistemas preservados, como o bioma Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia. O mundo não seria o que é hoje e nem será no futuro um mundo melhor sem a pessoa do(a) professor(a) que estimulam e provocam a força criativa que há em cada um dos cidadãos e cidadãs do mundo.

Os atuais governos federal e distrital atuam para acabar com a profissão de professor, substituindo a relação social nas escolas pelo mundo privado do lar. A falta de incentivos aos professores e professoras está cada vez mais intensa. Ser professor e professora é lutar pela defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

É mostrar a necessidade das relações humanas e democráticas entre pais, filhos e professores(as), com psicólogos e assistentes sociais ajudando na questão pedagógica. Não militares. Hoje, a educação está sob ataque dos políticos neoliberais. Portanto, diante desse cenário de militarização de escolas públicas, retirada de dinheiro público da pesquisa científica e da educação básica e superior, há pelo menos cinco motivos para se apoiar a luta dos professores.

A primeira delas é que se hoje são eles que estão na mira dos ataques neoliberais, amanhã serão todos. O segundo, é que o professor que cumpre um papel importante para toda sociedade porque forma todas as outras profissões existentes. Em terceiro, Só a escola pública pode ser para todos. Em quarto, Lutar por reajuste salarial é defender sim a educação pública.
Em quinto, eles e elas são os primeiros a estarem do lado dos estudantes e da família deles.

A diretoria colegiada do Sinpro-DF deseja
Feliz Dia do Professor

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo