BannerNoticia

Parlamentares e sociedade apontam falhas no relatório sobre direitos humanos do governo para a ONU

Por iniciativa da deputada Erika Kokay (PT-DF), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara analisou no dia 28 de agosto, o relatório preliminar sobre direitos humanos do governo que será entregue à ONU em setembro. O documento – Revisão Periódica Universal (RPU) -, na avaliação dos participantes da audiência pública, apresenta uma série de falhas no cumprimento social do País nas causas de direitos humanos, principalmente pela extinção do orçamento de políticas públicas e da adoção de medidas que prejudicam a progressividade da sociedade.

Erika Kokay fez críticas às ações do governo Bolsonaro e também ao relatório, que na sua avaliação não é condizente à situação atual do Brasil. “O País está passando por um momento duro. Não só os conselhos sociais foram extintos. Os profissionais também. Isso é uma irresponsabilidade profunda com a população, uma vez que o Estado acaba ficando sem controle social”, denunciou a deputada.

Para Erika, esse governo “não tem o direito de enganar o povo e organismos internacionais com essa vergonha” de apresentar um relatório que não corresponde aos fatos. “Está na hora de abandonar a mitomania e a compulsão para a mentira”, defendeu.

A parlamentar apresentou soluções para a progressão nos direitos humanos. A principal delas é a revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos por 20 anos. Ela também propôs que o relatório seja real, retrate a situação brasileira de fato. “Há grandes monstruosidades acontecendo, entre elas o incentivo à violência policial, o uso de armas, e o preconceito aos povos indígenas”, citou.

A demissão da secretária-executiva do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), Caroline Dias dos Reis, pela ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família, e Direitos Humanos, foi abordado pelo presidente da comissão, deputado Helder Salomão (PT-ES). “Ao nosso ver isso mostra como o governo tem tratado o controle social do País. Essa nomeação é uma prerrogativa do Conselho, e ao fazer isso, a ministra tira a autonomia do CNDH”, criticou. Helder Salomão disse diante da gravidade do fato, que a CDHM vai analisar cuidadosamente o caso e tomará as providências cabíveis.

Direitos do Cidadão

A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, participou do debate e também criticou a metodologia aplicada no relatório. Segundo Duprat, o Brasil apresenta uma série de fatores que merecem ser revistos como: questões indígenas, políticas de gênero, combate à fome, cotas raciais, saúde, e lei terrorista. Ela afirmou que as mudanças no atual governo dificultam a progressão dos direitos humanos. “O controle social está desidratado, com cassação de servidores e extinção de conselhos. E só a permissão da consulta via internet para opinar no relatório, não é suficiente para participação da sociedade como um todo”, alertou.

Fernanda Lapa, representante do Coletivo RPU, um grupo de instituições criado para monitorar especificamente a revisão do relatório preliminar, afirmou que o coletivo se colocou à disposição do Ministério da Mulher, mas ressaltou que nunca foram chamados para um diálogo participativo. “Encontramos um documento de 213 páginas que não mostra o enfrentamento das recomendações, de forma atual e concreta”.

Revisão Periódica

A cada quatro anos, todos os 193 países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) passam por uma avaliação internacional sobre a situação dos direitos humanos. No último ciclo da revisão, em 2017, o Brasil recebeu 246 recomendações. Entre elas, 242 foram aceitas pelo País e apontam problemas causados pela violência policial, a necessidade de reformas no sistema penal, políticas que ampliem a igualdade racial e de gênero, o acesso a serviços públicos de qualidade e iniciativas para a redução dos índices de pobreza.

Também participaram do debate Leonardo Penafeil Filho, do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH); Gustavo Huppes, do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa e da Conectas; Maria Sylvia Oliveira, da Plataforma de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil); e do Instituto Geledés da Mulher Negra; Kleber Karipuna, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Tuanny Carvalho, com assessoria da CDHM

Matéria publicada originalmente no site do PT na Câmara

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo