BannerNoticia

PM age de forma arbitrária e reprime manifestação de estudantes

Na tarde desta terça (16), estudantes foram arbitrariamente reprimidos pela Policia  Militar durante manifestação em frente ao Ministério da Educação (MEC). A mobilização ocorreu enquanto representantes da pasta e reitores das universidades de todo o país se reuniam para debater reformas no ensino superior. Dentre essas propostas, estão uma possível cobrança de mensalidades nas universidades públicas e mais cortes na área da educação.

De acordo com relatos dos manifestantes, a PM agiu de forma violenta, usando spray de pimenta e até cassetetes para dispersar a manifestação pacífica. Em meio à correria para se livrar das agressões, um estudante acabou sendo preso.

Foto | Metrópoles

Na avaliação dos manifestantes, o projeto de Bolsonaro visa exclusivamente privatizar as universidades. “Organizamos esse protesto para denunciar o projeto do governo que visa privatizar as universidades do nosso país. Ele ( o projeto) retira a autonomia universitária. Nosso, estudantes, também queremos discutir esse projeto. Porém, fomos recebidos a cacetadas, spray de pimenta, demonstrando o autoritarismo desse governo”, disse a vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Élida Elena, em vídeo postado pela entidade nas redes.

Dia Nacional de Lutas

Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao conjunto da classe trabalhadora, movimentos se organizam para mais um Dia Nacional de Mobilização por Educação, Emprego e Contra a Reforma da Previdência, em 13 de agosto . A ideia do Dia Nacional de Luta, que contará  com participação da CUT,  é realizar nos diversos estados e municípios mobilizações, paralisações, assembleias e greves.

Fonte: CUT Brasília

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo