BannerNoticia

Estudantes e trabalhadores ocuparam Brasília em defesa da Educação

Nesta sexta-feira (12), munidos de resistência e unidade de classe, milhares de estudantes brasileiros marcharam na Esplanada dos Ministérios. A atividade teve início no Museu da República e seguiu até o Congresso Nacional. O ato também foi  um esquenta para outra grande mobilização, o Dia Nacional do Terceiro Tsunami da Educação, agendado para 13 de agosto.

O protesto superou a expectativa da organização, e reuniu mais de 50 mil pessoas entre estudantes e trabalhadores que, juntos, realizaram a defesa intransigente da educação, do emprego e da aposentadoria, alvo constante de ataques do governo Bolsonaro.

“Não podem matar nosso futuro. Queremos educação, emprego e aposentadoria “, disse a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias.

A mobilização faz parte da programação do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), que acontece em Brasília. O evento teve início na quarta-feira (10)  e encerra neste domingo (14).

Sob o tema “Na sala de aula é que se muda uma nação”, o Conune conta com uma programação diversificada que inclui debates, saraus e shows. No encontro, além da eleição da diretoria da UNE, o grupo debaterá pautas diversas, como a conjuntura política, educação e mobilizações do próprio movimento.

A ação contou também com apoio da diretoria colegiada do Sinpro, professores(as), orientadores(as) educacionais, além de outras  entidades sindicais. Aliados à luta em defesa da educação, desde o início de julho, trabalhadores do magistério público e mais de 50 entidades ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) também estão unificados na Jornada Nacional de Lutas da CNTE. Trata-se de um extenso calendário de mobilizações que culminará junto ao ato nacional chamado para o dia 13 .

Inspirados no pensamento do pedagogo brasileiro Paulo Freire (1921-1997), “Enquanto eu luto, sou movido pela esperança”, a jornada surgiu após reunião da direção executiva do Conselho Nacional de Entidades da CNTE e também foi uma das deliberações da 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire – Educação Libertária e Democrática: construindo o movimento pedagógico Latino-Americano, realizada em Curitiba.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo