Noticia

Rejeitado o PL que pretendia acabar com cota de mulheres na política

Projeto do senador Angelo Coronel (PSD), que pedia extinção da cota feminina de 30% de candidaturas registradas, foi barrado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

O projeto de lei que pretendia acabar com a cota para mulheres nas eleições, de autoria do senador Angelo Coronel (PSD), foi rejeitado na Comissão deConstituição de Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (24). O PL pedia a extinção da cota feminina de 30% das candidaturas registradas.

O líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa, discursou contra o projeto e criticou a posição de Angelo Coronel em usar como justificava o escândalo envolvendo as candidatas laranjas no partido de Jair Bolsonaro(PSL).

Para o parlamentar, “a participação das mulheres na política no Brasil é algo extremamente limitado comparado a outros países, e isso acontece por razões muito óbvias”.

Costa lembra o fato de as mulheres terem jornada de trabalho maior e assumirem a responsabilidade dos filhos e da casa e, por isso, a cota feminina para as campanha é fundamental. “Pode ter certeza que nas eleições de 2020 a quantidade de mulheres vai ser muito maior com essa garantia de que vai ter o recurso público para financiamento da campanha Daqui algum tempo a gente vai chegar no nível de alguns países que não definem cota na participação de candidaturas, mas define igualdade na composição do parlamento”.

Desde 2009, os partidos precisam ter 30% das candidaturas registradas de mulheres. O Projeto de Lei 1.256/2019, do senador Angelo Coronel propõe revogar essa cota. A justificativa de Coronel é de que ele “parte do princípio de que as mulheres querem ter igualdade com os homens. Se querem igualdade, não precisa ter cota”, ignorando o fato de que as cotas, na verdade, buscam corrigir um sistema marcado pela desigualdade.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo