BannerNoticia

Aula Pública na UnB – A militarização nas escolas do DF

O novo governo do Distrito Federal iniciou seu mandato com a publicação de portaria conjunta entre Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública introduzindo a militarização das escolas da rede pública do Distrito Federal.

O texto instituiu a a participação da Polícia Militar do Distrito Federal na gestão das escolas Centro Educacional 03 de Sobradinho, Centro Educacional 308 do Recanto das Emas, Centro Educacional 01 da Estrutural e Centro Educacional 07 da Ceilândia.

A entrega das escolas à Polícia Militar suscitou questionamentos e críticas de entidades ligadas à educação, professores, estudantes e especialistas. Segundo eles, a medida é problemática por comprometer o processo formativo plural e atentar contra os princípios constitucionais que regem a educação. Por outro lado, defensores da iniciativa asseguram que a presença da PM contribuirá com o fim da violência e do tráfico nas escolas.

Para debater o assunto, o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), com o apoio do Núcleo de Base Darcy Ribeiro, Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) e Multiuso Cópias, realiza Aula Pública sobre a militarização das escolas do DF, no dia 20-03 (quarta-feira), ao meio dia, no Anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências.

Estarão presentes:

1. A estudante Carol e o estudante Michael, líderes estudantis recém-militarizado Centro Educacional 07 de Ceilândia.
2. Sérgio Elias Carvalho Machado, professor da Secretaria da Educação e subsecretário exonerado por criticar a militarização.
3. Catarina Almeida, professora da Faculdade de Educação da UnB.
4. Rosilene Correa, diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro).
5. Representante do Sindicato dos Professores dos Estabelecimentos de Escola Pública.
6. Deputado Distrital Fábio Felix, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa.
7. Deputada Federal Érika Kokay.

Todos estão convidadas e convidados.

Pedimos apoio na divulgação!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo