Noticia

Movimentos promovem ato pela reabertura da Casa da Mulher Brasileira e pelo direito à aposentadoria

O Movimento em Defesa da Casa da Mulher Brasileira promove “Ato Público pela Reabertura Integral da CMB de Brasília e pelo Direito à Aposentadoria”, no dia 20 de fevereiro às 10h, no Anexo do Palácio do Buriti.

A mobilização pela reabertura do equipamento público, fechado desde fevereiro de 2018, é promovida em parceria com entidades sindicais, movimentos sociais e coletivos que estão na luta pela garantia dos direitos das mulheres e pelo atendimento multissetorial às vítimas de violência.

A ação se estende em defesa do direito à aposentadoria, ameaçado pela reforma da Previdência Social, que tem teor nocivo ao trabalhador brasileiro. O Movimento se posiciona contrário ao sistema de capitalização da aposentadoria pelos bancos e o aumento da idade mínima para conquistar este que é um direito fundamental.

A Casa da Mulher Brasileira do DF
A Casa foi inaugurada em 2015, mas, em 2016, teve uma parte dela interditada por comprometimento em sua estrutura. Ainda assim, a equipe de trabalhadores da instituição e as mulheres vítimas de violência doméstica se mantiveram no local juntamente com os parceiros da Casa. Mesmo com esse comprometimento, a equipe conseguiu operar com os parceiros que formam a instituição: o setor psicossocial, que é formado por psicólogos e assistentes sociais; a coordenação; o Núcleo Jurídico da Mulher, do TJDFT; a Defensoria Pública e o Ministério Público, além da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Em 2016, durante as chuvas, o teto da Casa desabou. As equipes que ainda atuavam por lá tiveram de sair e foram transferidas para o Palácio do Buriti. As mulheres em atendimento foram distribuídas nos Centros Especializados de Atendimento à Mulher nas Regiões Administrativas (RA) do Distrito Federal. Em fevereiro de 2018, a Casa da Mulher Brasileira foi interditada por risco de desabamento e nunca mais voltou a funcionar.

fonte: CUT Brasília

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo