BannerNoticia

Pacotão volta às ruas com concurso de marchinha e crítica política

O Pacotão, bloco de carnaval mais antigo de Brasília, volta às ruas em 2019 com a mesma energia dos anos anteriores. Conhecido por sua irreverência, e críticas políticas e sociais, neste ano, o grupo realiza o 41º Concurso de Marchinhas. A atividade acontece no sábado (15), a partir das 14h, no Conic, atrás da Faculdade de Artes Dulcina.

De acordo com Doriva Brandão, um dos organizadores do evento, a competição, que é aberta ao público, escolherá a marchinha oficial de 2019. As canções são sobre temas diversos, mas, sempre, com viés de protesto, já que, como explica Brandão, ”o Pacotão sempre foi um bloco de crítica e de caráter político”.

O carnavalesco afirma ainda que, este ano, frente os enormes retrocessos ― a níveis distrital e federal ―, o posicionamento do bloco não poderia ser diferente. Tanto que, há várias marchinhas em protesto ao governo Ibaneis e Bolsonaro, além de canções por Lula Livre.

“Em 1985, o Pacotão foi às ruas para o primeiro momento de redemocratização do país. Agora, vivemos um período semelhante, com muitas ameaças, retrocessos, e censuras. É a oportunidade ideal para demonstrarmos, com nossa alegria, o nosso descontentamento, a nossa crítica”, disse.

O Pacotão

O Pacotão foi criado em 1978 por um grupo de jornalistas. Na época, o Brasil atravessava um árduo período sob a ditadura militar. Frente a isso, um dos desafios do bloco foi criar marchinhas e fantasias que ironizassem o governo. Na década de 80, a festança chegou a levar aproximadamente 30 mil pessoas às ruas.

Fonte: CUT Brasília

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo