BannerCombate ao racismo

Nota de repúdio ao episódio de racismo no Colégio Galois

O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Juventude, da Secretaria de Combate ao Racismo e do Setorial de Educação, repudia e cobra ações acerca do caso de racismo praticado durante o evento “Liga das Escolas” do Colégio Galois.

No referido evento, estudantes que representavam o Colégio Galois proferiram gritos racistas direcionados aos estudantes do Colégio Nossa Senhora de Fátima. É inadmissível que, em um espaço educacional, práticas de discriminações prevaleçam. Ademais, é inaceitável que gestores e educadores não tenham tomado nenhuma atitude frente a manifestações de preconceitos e discriminações.

É fato que o Distrito Federal tem o maior número de denúncias de práticas racistas no Brasil, com índice três vezes maior que a média nacional. Três semanas depois do lançamento do “Plano Juventude Negra Viva” na Ceilândia, que é um projeto do governo federal para tentar diminuir a discriminação e a letalidade contra a juventude negra brasileira, o DF se torna palco dessa atitude tão baixa e ofensiva.

Todas as escolas têm responsabilidades previstas na legislação no enfrentamento do racismo. Assim, as unidades de ensino devem implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004, bem como trabalhar pelo cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial (2010) que “garante à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.”

Exigimos que o Colégio Galois e as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis. Não aceitamos mais manifestações racistas em qualquer que seja o ambiente, principalmente no contexto escolar!

Conclamamos toda a sociedade do DF para nos unirmos para superar o racismo que mata e faz sofrer!

O racismo é crime!

A convivência democrática é uma necessidade para termos justiça social

RACISMO MATA E PRECISA SER COMBATIDO E PUNIDO!

Secretaria de Combate ao Racismo do PT/DF

Juventude do PT/DF

Setorial de Educação do PT/DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo