BannerNoticia

Arlete Sampaio solicita ao GDF que ofereça refeições gratuitas em Restaurantes Comunitários

A deputada distrital Arlete Sampaio protocolou, nesta quarta-feira (25), indicação para que o governo do Distrito Federal conceda de forma gratuita refeições nos Restaurantes Comunitários

O objetivo da medida é beneficiar somente pessoas inscritas no CadÚnico ou que constam do Sistema Integrado de Desenvolvimento Social/SIDS da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, a COVID-19.

“Os impactos da COVID-19 atingem toda a população do Distrito Federal, mas, de forma mais grave e cruel, a população mais vulnerável do Distrito Federal”, explica a deputada na indicação.

Além disso, Arlete lembra que o DF tem lidado, há tempos, com a redução das unidades do Sistema Único de Assistência Social/SUAS, especialmente CRAS e CREAS, e com o insuficiente quadro de servidores da SEDES. O resultado desse desmonte é sentido, dia a dia, por essa população, que tem ainda mais dificuldades em acessar direitos socioassistenciais, como benefícios, serviços, cadastramento e atualização cadastral no CadÚnico.

A deputada também fez emenda ao projeto de lei 1029/2020, que abre crédito especial à Lei Orçamentária Anual do DF, destinando R$ 500 mil à Secretaria de Assistência Social para que o governo possa custear as refeições.

Ações Emergenciais
Na última semana, a deputada também protocolou indicação solicitando que o GDF providencie locais para abrigar a população em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus.

A ideia é que o governo acomode, evitando aglomerações, a população em situação de rua e permita a higiene básica dessas pessoas.

Além disso, na indicação, Arlete sugeriu a disponibilização, nos equipamentos e serviços que atendam à população em situação de rua, de álcool gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a Covid-19; e a destinação de espaço específico, nos equipamentos e serviços que atendam à população em situação de rua, para as pessoas que se enquadram em grupo de risco da Covid-19.

Nesta semana, o GDF anunciou que está providenciando a montagem de quatro espaços de acolhimento para receber a população em situação de rua com alimentação, banheiro, dormitório, lavagem de roupa, distribuição de kits de higiene, acompanhamento social e segurança. Ao todo, serão 650 vagas em endereços no Plano Piloto.

Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo