BannerNoticia

PT-DF protesta contra critérios da TV Globo Brasília na cobertura de campanhas

O PT-DF divulgou nesta quarta-feira (12) nota na qual denuncia a discricionariedade da TV Globo Brasília no estabelecimento de critérios para a cobertura das campanhas de candidatos ao governo do DF. O partido questiona a decisão da emissora dedicar a entrevistas com candidatos tempo diferente do previsto em lei para a realização de debates.

Confira o vídeo em que o candidato do PT ao GDF, Júlio Miragaya, se manifesta sobre o assunto em suas redes e, a seguir, veja a íntegra da nota em que o partido denuncia a adoção de critérios desproporcionais e antidemocráticos pela emissora, com o intuito de interferir do processo eleitoral:

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES/DF
TV GLOBO BRASÍLIA TENTA INTERFERIR NAS ELEIÇÕES DO DF

O Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) vem a público denunciar a tentativa da TV Globo Brasília de interferir na campanha eleitoral do DF. A emissora tem utilizado critérios desproporcionais e antidemocráticos para definir o espaço dado aos candidatos ao Governo do Distrito Federal na cobertura das campanhas e, especialmente, para a apresentação de suas propostas.

A Lei 9.501/97 determina que as emissoras de televisão, em seus debates, convidem os candidatos dos partidos que possuem pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. Para contornar esse dispositivo legal, a Globo Brasília tem adotado, discricionariamente, critérios questionáveis para definir sua política de cobertura e exposição das candidaturas. É evidente que a realização de entrevistas com os candidatos tem o mesmo caráter do debate eleitoral, ou seja, a exposição das propostas de cada candidato aos eleitores.

Nesta semana, o Portal G1 vem realizando entrevistas de 30 minutos com cinco candidatos ao governo do Distrito Federal e de 10 minutos com os demais seis candidatos. Já o DFTV 1ª edição vem realizando entrevistas de 20 minutos ao vivo com os mesmos cinco candidatos e de 2 minutos gravados com os demais.

A emissora alega que adotou como critério de seleção dos candidatos para as entrevistas com tempo privilegiado, a escolha dos cinco melhor posicionados na última pesquisa Datafolha. A emissora desconsidera que o 5º colocado tem 1 ponto percentual acima de outros 4 candidatos e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, o que coloca os cinco candidatos rigorosamente em empate técnico.

Observa-se que os cinco eleitos pela TV Globo ficaram com um tempo de exposição nada menos que 900% maior que os demais candidatos, além de terem o benefício da inserção ao vivo e de contarem com inserções publicitárias ao longo da semana na programação da Globo.

Ressaltamos que tal conduta da emissora contorna a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97, Art. 46), que prevê tratamento isonômico para candidatos de partidos que tenham pelo menos 5 deputados federais e senadores. Sublinha-se que só na Câmara dos Deputados o PT tem 60 parlamentares, configurando a maior bancada federal. Resta evidente que o PT possui ampla e notável representatividade no cenário político brasileiro. No entanto, o partido está sendo deliberadamente alijado pela Rede Globo Brasília do processo eleitoral democrático no Distrito Federal.

Diante da escandalosa parcialidade, o PT está entrando com representação no Tribunal Regional Eleitoral/DF contra a TV Globo Brasília, para que seja concedido ao candidato do Partido dos Trabalhadores o mesmo espaço concedido aos cinco candidatos privilegiados pela emissora.

Acreditamos que o papel das concessões públicas de canais de televisão e a função do verdadeiro jornalismo é fortalecer a democracia. Defendemos uma cobertura eleitoral isenta, que dê espaço e condições igualitárias para todos os candidatos apresentarem suas ideias e propostas para a nossa cidade. Pedimos uma mídia imparcial, que não privilegie um candidato em detrimento de outros, e que entenda que não é propósito dos meios de comunicação interferir no processo eleitoral e influenciar o voto dos cidadãos conforme os seus interesses.

Pela democratização dos meios de comunicação.

Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo