Noticia

Temer quer acabar com as bolsas de pós-graduação da Capes em 2019

A proposta de orçamento do governo de Michel Temer (MDB) para 2019 pode acabar com todo o programa de incentivo à pesquisa científica no país na pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado). O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) enviou nota ao Ministério da Educação alertando que, caso o orçamento previsto para a Capes em 2019 não seja alterado, as bolsas de pós-graduação e programas de formação de professores (as) serão suspensos.

De acordo com a nota da Capes, “foi repassado à Capes um teto limitando seu orçamento para 2019 que representa um corte significativo em relação ao próprio orçamento de 2018, fixando um patamar muito inferior ao estabelecido pela LDO”.

Desta forma, as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado seriam suspensas, afetando quase 100 mil estudantes e pesquisadores. Outros 100 mil bolsistas seriam atingidos pelos cortes dos programas de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de Residência Pedagógica e de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Também haveria consequências para o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o programa de mestrado profissional para professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). Mantido o orçamento destinado à Capes, em agosto do ano que vem deixariam de receber 245 mil beneficiados, entre alunos e bolsistas.

No ofício, a Capes ainda alerta para o impacto negativo para os programas de formação de profissionais em parceria com instituições estrangeiras, o que pode implicar, inclusive, em problemas diplomáticos. “Um corte orçamentário de tamanha magnitude certamente será uma grande perda para as relações diplomáticas brasileiras no campo da educação superior e poderá prejudicar a imagem do Brasil no exterior.”

Um abaixo assinado de repúdio pela redução orçamentária da Capes foi organizado e para assiná-lo basta acessar este link.

Fonte : Sinpro (com informações da Carta Capital, Rede Brasil Atual e Agência Brasil)

Foto: internet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo