BannerNoticia

Mandela Vive, Lula Livre: Atos em Curitiba e Brasília nesta quarta-feira 18

Na vigília permanente de toda quarta-feira em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, por Lula livre e restabelecimento do Estado de direito e da democracia no Brasil, o ato desta semana, a partir de 18h, será de protesto pelos 100 dias da prisão política do ex-presidente – completados no domingo (15) – e lembrará também o centenário de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela, comemorado em 18 de julho.

Mandela ficou preso por 27 anos em razão de sua luta contra o regime do apartheid na África do Sul.

Na mesma data, com o slogan “Mandela Vive, Lula Livre”, o PT Nacional promove um grande ato na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Outras cidades terão manifestações simultâneas.

A mobilização pela liberdade de Lula foi intensificada no Distrito Federal e pelo país desde o episódio do habeas corpus concedido ao ex-presidente pelo desembargador Rogério Favreto e indevidamente barrado por Moro e seus aliados na república de Curitiba. “Naquele domingo, 8 de julho, fomos pra frente do STF protestar contra o atropelo da Justiça com fins políticos e passamos a desenvolver uma série de ações associadas ao calendário nacional de mobilização que vai até 15 de agosto, quando acontecerá a grande marcha a Brasília para a inscrição da candidatura de Lula à Presidência”, diz a secretária de Comunicação do PT-DF, Danielle Veloso.

Além de fortalecer a mobilização para a vigília de toda quarta-feira no STF, o PT-DF convoca sua militância para os atos culturais Lula Livre que acontecerão no DF nos dois próximos finais de semana. No dia 21 de julho, o ato cultural será em Ceilândia e no dia 22 será em São Sebastião. No dia 27 de julho, a manifestação comandada por artistas e ativistas da arte e da cultura do Distrito Federal será no Plano Piloto – SCS (Canteiro Central).

Os atos culturais no DF são inspirados na movimentação de artistas que resultou na convocação do Festival Latino Americano Lula Livre para o dia 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a participação de grandes nomes da música brasileira e latino-americana.

Em 14 de agosto, véspera da inscrição da candidatura de Lula no TSE, Brasília receberá o Festival da Juventude Lula Livre, evento convocado pela Secretaria Nacional de Juventude e que contará com especial dedicação na nova direção da JPT-DF.

Agenda Lula livre, Lula candidato

A virada do mês de agosto será repleta de mobilizações populares. No dia 4, acontece o Dia Nacional de Jejum e visita à periferia com entrega solidária de alimentos em nome de Lula. Um ato inter-religioso em Brasília está programado para o dia 7 e no dia 10, a Frente Brasil Popular e centrais sindicais promovem o Dia Nacional de Mobilização Sindical Popular Lula Livre.

No dia 10, o Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra vai iniciar a caminhada rumo a Brasília. O circuito termina com um grande ato no dia 15 de agosto, quando o povo marchará rumo ao Tribunal Superior Eleitoral de Brasília para registrar a inscrição de Lula como candidato à presidência da República.

Confira a agenda completa:

18/07 – Ato em Curitiba e Manifestações em todo o país pelos 100 anos de Nelson Mandela + Protestos pelos 100 dias da prisão do Lula

Semana 16 a 21/07 – Semana Nacional de Conversa com o Povo: panfletagem e continuidade de coleta de assinaturas para o abaixo para o assinado.

21, 22 e 27/07 – Atos culturais Lula Livre no Distrito Federal.

25/07 – Manifestações do Dia do Agricultor.

28/07 – Festival Lula Livre, no Rio de Janeiro.

04/08 – Dia Nacional de Jejum e visita à periferia com entrega solidária de alimentos em nome do Lula.

07/08 – Ato inter-religioso em Brasília Lula Livre.

10/08 – Dia Nacional de Mobilização Sindical Popular Lula Livre (organizado pelas Frentes e Centrais Sindicais).

10/08 – Início da Marcha do MST rumo a Brasília

14/08 – Festival da Juventude Lula Livre, em Brasília

15/08 – Inscrição do Lula no TSE, com marcha e ato popular em Brasília.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo