Noticia

Nota da Secretaria de Mulheres: repúdio ao assédio na Copa

“Nós, mulheres do PT, repudiamos tal fato (video com assédio a torcedora). Sabemos que 86% das mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de assédio”

“Convivemos todos os dias com a misoginia, ou seja, o ódio e desprezo pelas mulheres, nos ambientes públicos e privados. A estrutura patriarcal insiste em dizer a cada uma nós o quanto somos inferiores aos homens, além de entre nós mesmas sermos hierarquizadas de acordo com outros elementos estruturais de nossa sociedade.

Só em 2017 foram registrados 4.473 homicídios dolosos de mulheres, sendo 946 registrados como feminicídios. Reflexo da cultura machista que mata todos os dias. Estas cenas de violência nos marcam profundamente e fazem do Brasil um dos 10 países mais violentos do mundo para uma mulher viver. Por isso falamos em um retrato de Brasil que despreza as mulheres.

É exatamente isto que vimos na cena de assédio de torcedores brasileiros contra uma mulher russa durante a Copa do Mundo nesta semana. Diferente do que alguns veículos de comunicação disseram, eles não passaram vergonha, eles cometeram um crime de assédio ao humilhar sexualmente e expor nas redes sociais uma mulher russa. Um dos homens que aparece no vídeo já foi inclusive gestor público, quando secretário municipal de Ipojuca (PE).

Nós, mulheres petistas, repudiamos tal fato, pois sabemos que 86% das mulheres brasileiras relatam já terem sofrido algum tipo de assédio, e 44% também afirmam já terem sido tocadas na rua, como mostra uma pesquisa da ONU Mulher. Ainda no Brasil, a cada 11 segundos uma mulher é estuprada.

O compromisso em quebrar a omissão condescendente da sociedade é um compromisso com a luta em defesa da vida das mulheres. Garantindo o reconhecimento ao gozo pleno de seus direitos e a garantia de sua dignidade humana.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo