Noticia

Sinpro-DF lança Projeto Abraço Negro nesta quinta-feira (17)

A edição 2018 do Projeto Abraço Negro para todas as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal será lançada nesta quinta-feira (17/5). Toda a categoria está convidada para o lançamento, que ocorrerá na sede do Sinpro-DF do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), às 19h.

Com esse projeto, a diretoria colegiada do sindicato tem o intuito de estimular os(as) professores(as) a desenvolverem atividades interdisciplinares de combate ao racismo e de ações pedagógicas de enfrentamento a todas as formas de discriminação existentes na escola e na sociedade. “O Abraço Negro tem o objetivo também de eliminar os preconceitos raciais e de promover o respeito à diversidade racial e cultural da população negra”, completa Élbia Pires de Almeida, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF.

Ela explica que o Abraço Negro é uma campanha desenvolvida, anualmente, pelo Sinpro-DF nas escolas da rede pública do Distrito Federal de combate ao racismo. “A iniciativa surgiu no Sintego – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás. Em seguida, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) abraçou a ideia e estimulou todas as entidades sindicais filiadas a ela a adotarem o projeto. E desde então o Sinpro-DF tem desenvolvido o Projeto Abraço Negro no DF”, diz a diretora.

Para realizá-lo, o Sinpro-DF convida pessoas dos diversos segmentos do Movimento Negro para falar sobre a cultura, a religião, a história da população negra no Brasil e na África. “Também desenvolvemos esse projeto nas escolas em respeito à Lei nº 10. 639/2003, que alterou a Lei nº 9.394/1996 e estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, finaliza.

Do Sinpro-DF

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo