BannerNoticia

PT-DF repudia atos violentos e afirma que indiciamento de militante do PT é subterfúgio do Correio para atacar o partido e Lula

“Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas as margens que o comprimem.” Bertold Brecht

A respeito da matéria publicada nesta terça-feira (8) no Correio Braziliense com o título “Polícia indicia militante do PT por ataque a jornalistas do Correio”, a executiva do PT DF informa que:
– Não orienta ou incentiva qualquer ato de violência, pelo contrário, defende de forma irrestrita não somente a liberdade de expressão, mas também a democratização dos meios de comunicação. Todas as lutas do PT são feitas dentro da legalidade e da convivência democrática que, por sinal, está em frangalhos com a tentativa de criminalizar a política e os movimentos sociais promovida por meios jurídicos e midiáticos.
– Nesse sentido, se solidariza com a jornalista, o cinegrafista e o motorista envolvidos no caso. Tal solidariedade se estende a todos os trabalhadores da imprensa, onde muitos não coadunam com a posição parcial e panfletária das empresas paras as quais trabalham, bem como, aos que estão submetidos a relações de trabalho precarizadas.
– Disfarçada de jornalismo, a reportagem estampa foto do militante abraçado com Lula em uma matéria que não observa o cuidado devido com a apuração da informação e vai muito além do fato. Ao detalhar a vida pregressa do militante das causas sociais, com reconhecido serviço prestado à sua comunidade, esmiuçando cargos comissionados por ele ocupados, sem deixar de citar, pasmem, os valores recebidos, a reportagem evidencia o real interesse da empresa Correio Braziliense que é o de promover o linchamento de militantes, movimentos sociais e partidos de esquerda, incitando o ódio ao PT e ao presidente Lula, atualmente preso político.
– Impressiona a celeridade com que ocorreram as investigações e o pedido de indiciamento do Saulo Dias, bem diferentes dos casos que têm o PT e os movimentos sociais como vítimas no País. Ainda hoje não temos respostas, por exemplo, dos responsáveis pelos tiros desferidos contra a caravana do ex-presidente Lula, no Paraná; ou mesmo, dos autores dos disparos que ceifaram a vida da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro.
– O PT-DF espera ter acesso aos autos, pois as informações sobre o indiciamento do Saulo causam estranheza, uma vez que o Correio Braziliense afirma que o acusado foi indiciado com base em digitais contidas na lateral do carro. Os sinais de depredação estão na parte traseira do automóvel, conforme demonstrado pela foto que ilustra a matéria do jornal. Como é possível afirmar que apenas uma digital na lateral de um carro que pode ter sido tocado por dezenas de pessoas antes, durante e depois do tumulto, como afirma a própria reportagem, seria suficiente para indiciar alguém pelos danos causados ao veículo? Saulo sequer foi escutado pela investigação e afirmou a repórter que agiu em meio a dezenas de pessoas para evitar que estas se excedessem.
– A narrativa de criminalização construída em conluio com o Correio Braziliense é coroada com o fato da investigação ter sido conduzida pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil (DRACO). Ora, a investigação se debruça sobre um fato isolado de depredação a um bem privado ou pretende inferir aos movimentos sociais de esquerda a pecha de crime organizado?

Executiva Regional do PT-DF
Brasília 08 de maio de 2018

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo