Noticia

“Ibaneis quer privatizar a CEB para garantir recursos para sua reeleição”, dispara Kokay

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) voltou a criticar o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a defender que a decisão de privatizar a CEB passe pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A parlamentar participou de ato virtual, nesta terça-feira (20/10), que teve o objetivo de denunciar os riscos da privatização da empresa para a população do DF. 

“Ibaneis sabe que a privatização vai gerar aumento da tarifa de luz. Sabe tanto do impactos negativos da privatização da CEB para a população do Distrito Federal, que não quer fazer essa discussão na Câmara Legislativa, não quer dar transparência ao processo”, critica a parlamentar. 

“Ibaneis esconde da sociedade sua verdadeira intenção com a privatização da CEB: conseguir recursos para garantir a sua reeleição. É essa intenção. Uma intenção meramente arrecadatória”, disparou a deputada. 

A parlamentar disse que é preciso barrar a privatização e defender a CEB, uma empresa premiada e que dá lucro. “A CEB é uma empresa fundamental para o povo do Distrito Federal. Não vamos permitir uma privatização feita na calada da noite, de forma traiçoeira. Ibaneis, tire suas mãos da CEB. Ela não é sua, é do povo do Distrito Federal”, disse a deputada. 

Erika questionou, ainda, o fato do governador ter colocado na presidência da CEB uma pessoa para desqualificar a empresa e facilitar o processo de privatização. “Como é possível um presidente que quer destruir a empresa? Isso é um crime”, classificou Kokay. 

O ato, organizado por diversas entidades, aconteceu na véspera do julgamento do Tribunal de Contas do DF (TCDF), que vai decidir se o debate da privatização da empresa deve passar pela Câmara Legislativa do DF, conforme determina a Lei Orgânica da capital. 

A deputada Erika e representantes sindicais reuniram-se com a presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Anilceia Machado, para defender a obrigatoriedade do tema ser levado para decisão da CLDF. O governo Ibaneis tem defendido que não é preciso. A parlamentar ouviu que o assunto também é causa de divergências no tribunal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo