Noticia

Mulheres do DF e Entorno realizam ato unificado no 8 de março

Pela vida das mulheres, em defesa da democracia, em defesa dos direitos e contra o racismo!
Nesta quinta-feira, 8 de março, quando é celebrado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher, organizações feministas, entidades sindicais, partidos, movimentos sociais e estudantis promoverão um grande ato unificado, em Brasília. A concentração será a partir das 13h, no Museu Nacional da República. No local, haverá uma ampla programação, com apresentações culturais e musicais e uma aula pública sobre os eixos do ao unificado: Pela vida das mulheres, em defesa da democracia, em defesa dos direitos e contra o racismo.
Por volta das 17h30, as mulheres sairão em marcha até a Alameda dos Estados, onde será finalizada a programação. A expectativa das organizadoras é reunir mais mulheres que em 2017, que contou com mais de 10 mil participantes.
Mundo afora, a história das mulheres é marcada por resistências. No Brasil, as indígenas, alvo primeiro do patriarcado, resistem como guardiãs da filosofia do bem viver e zeladoras de territorialidades tradicionais; as mulheres negras resistem, combatendo a escravização e a violação de direitos do povo negro e radicalizando os debates feministas; as mulheres lésbicas resistem, lutando pela descolonização dos corpos e liberdade de viver suas sexualidades e contra a heteronormatividade; milhões de outras também resistem, enfrentando as diversas formas de opressão e dominação.
Em honra daquelas cujas vidas foram postas em favor da própria liberdade e das futuras gerações, as mulheres do DF e Entorno seguem juntas na luta e marcharão unificadas neste 8 de Março, marco internacional da resistência e da luta das mulheres por igualdade, respeito e liberdade. Procedentes da cidade, das águas e das florestas, dos quilombos, dos terreiros, com ou sem deficiência, negras, indígenas, ciganas e de todas as raças e etnias, de todas as idades, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e agentes das mais diversas expressões culturais – unirão suas forças políticas contra a ofensiva conservadora, fundamentalista, machista, racista e LGBTfóbica, que caracteriza o avanço da política neoliberal de exploração da classe trabalhadora.
Inspiradas nas mulheres russas que tomaram as ruas do seu país para exigir paz e pão, exatamente no dia 8 de março de 1917, iniciando a revolução contra o regime autoritário, as organizadoras do 8 de Março Unificadas reiteram o movimento de 2017, quando foram mais de 10 mil marchando juntas pela Esplanada.
Pela vida das mulheres! Em defesa da democracia! Em defesa dos direitos! Contra o racismo! Contra o capitalismo! Pelo Bem Viver! Contra o machismo, a lesbofobia, a bifobia, a transfobia e todas as formas de opressão! Pelo Estado Laico! Nenhum direito a menos! Nem uma a menos!
Programação:
13h Início da programação nas tendas
14h Início de Shows Feministas na Tenda Central, com Mônica Costa, Meimei Bastos,  Carmen e Thábata Lorena
14 às 17:30 tenda ludofeminista: lugar de Criança é no feminismo
14h40 Mística de abertura na Tenda Central, com Direção de Cleani Calazans e colaboração da rapper Cleo Street e Minas do Gueto
15h Aula Pública na Tenda Central, com o Debate: “Pela vida das Mulheres, em defesa da democracia, em defesa dos direitos, contra o racismo”
(Horário livre) Teatro Politico na área externa do Museu e nas Tendas com a ETPVP – Escola de Teatro Político e Vídeo Popular de Brasília
(Horário Livre) Teatro de Rua da Casa Frida: As Desempregadas
16h30 Ciranda com Martinha do Coco e batuques, a partir da Tenda Central
17h às 17h30 Fanfarras de Mulheres
17h30 Início da Marcha, com falas das entidades e coletivos que construíram o Ato e shows de Vera Verônika e Donas da Rima
18h40 Chegada à Alameda das Bandeiras, com falas das entidades e coletivos que construíram o Ato e Batalha das Gurias
19h40 Apresentação de Encerramento: Fanfarras interpretam Elza Soares
Serviço:
Concentração às 13h no Museu Nacional
Marcha a partir das 17h pela pista sul da esplanada até a Alameda dos Estados
Mais informações:
Danielle Veloso: 99672-1313
Leonor Costa: 999680953
Vejam os vídeos de convocação de algumas dirigentes e lideranças de movimentos:
Andreza Xavier – Secretária de Mulheres PT DF
https://www.youtube.com/watch?v=b7bibXBq8Cg
Clareana Cunha – JPT e Nós Na Rua
https://www.youtube.com/watch?v=NWb22MiISKk
Hellen – Casa Frida
https://www.youtube.com/watch?v=PEKpU9R0c2I
Karina – JPT e Marcha Mundial das Mulheres
https://www.youtube.com/watch?v=9o3OaLmX86Q

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo