Noticia

“PT tem condições de voltar a governar o DF”, diz Lula

Ex-presidente participou de ato de recepção de novos filiados ao PT, em Brasília, e declarou que está tranquilo com a antecipação do processo no TRF4

“Lula, guerreiro do povo brasileiro”. Ao som dos gritos da militância que se aglomerava do lado de fora do Sindicato dos Bancários, em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer seu discurso, na noite desta quarta-feira (13), no meio da rua.

O ato para receber os novos filiados ao PT-DF estava marcado para acontecer dentro do teatro do Bancários, mas o espaço ficou pequeno para a quantidade de pessoas que queriam chegar perto, ver e ouvir o nosso eterno presidente.

E Lula não decepcionou. Com um discurso afiado, declarou que está tranquilo com a antecipação do prazo esperado para seu julgamento no TRF4. “Estou tranquilo, inclusive com a antecipação do processo, porque eu passei a vida toda criticando a Justiça por ser morosa. Se o prazo servir para Justiça funcionar, que seja assim, que ela funcione. Só espero que os juízes leiam o processo, leiam as peças de defesa e acusação”, avaliou.

No mesmo tom, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) destacou que os gritos da militância naquela noite eram em defesa de Lula, por representar a esperança do povo brasileiro.

E reforçou que a Justiça tem que se dá de igual modo para todos. “Condenar Lula sem provas e sem crime é fraude e das grandes. Por isso estamos de pé para defender Lula, porque defender Lula é defender o povo brasileiro. Nós não temos medo da sentença de Moro e dia 24 de janeiro seremos todos Lula na frente do TRF em Porto Alegre”, convocou a presidenta.

 

Caçada judicial para inviabilizar candidatura de Lula

Foto: Deva Garcia

Lula começou falando que aqueles que querem impedir a sua candidatura estão tentando criar, agora, a ideia de que ele está fazendo campanha antecipada, para, como isso, abrir processo contra o petista. “É verdade que tenho feito muitos discursos, tenho feito caravanas, mas quem tem feito antecipação de campanha são aos meios de comunicação liderados pela Globo, que há três anos falam mal de mim todo santo dia e tentam empurrar ao povo brasileiro que cometi algum crime e não estou apto a concorrer à presidência”.

Para Lula, não há dúvidas de que o objetivo dessa caçada judicial é inviabilizar sua candidatura. “Eu estou andando pelo Brasil tentando ver se a gente acorda o povo brasileiro. Porque eles inventaram uma doença chamada PT, chamada Dilma, chamada ‘pedaladas fiscais’. E depois deram uma anestesia na gente dizendo que tudo ia melhorar depois que fizesse a operação. Agora que estamos acordando da anestesia é que nós percebemos que durante a operação eles não queriam fazer cirurgia, eles queriam roubar esse País, privatizar a Petrobras, vender o Banco do Brasil, vender a Caixa Econômica, acabar com a Eletrobras, rasgar a CLT e a Constituição”. E completou: “Para dar o golpe mortal, eles querem agora fazer uma reforma da Previdência. E depois o golpe fatal é tentar evitar que eu possa ser candidato”.

O petista ainda desafiou a mostrarem se algum presidente valorizou mais o funcionalismo público que ele, quando governou o Brasil. “Façam um levantamento do período em que fui presidente da República, se existiu algum momento da história do Brasil que mais houve reajuste de salário para o servidor público”.

Ao final da sua fala, Lula mandou um recado para aqueles que o perseguem. “Se eles estão acostumados a lidar com político sem caráter, quero avisar que estão lidando com um homem que aprendeu a andar de cabeça erguida e que tem orgulho de abraçar o povo todos os dias”.

 

PT no DF

Foto: Deva Garcia

Para o ex-presidente, o Partido dos Trabalhadores tem plenas condições de voltar a governar o Distrito Federal. “Nós temos história nesse País e o Partido dos Trabalhadores tem condições de voltar a governar o DF. Somente um governo democrático popular eleito pelo povo é capaz de fazer o que nós fizemos pelo povo brasileiro e pelo povo do DF”.

Também saudada com gritos de “me representa”, a presidenta do PT-DF, deputada federal Érika Kokay, lembrou que defender Lula é defender a democracia e a liberdade. “Estamos aqui de todos os cantos do Distrito Federal, enfrentamos todas as adversidades em nome do Brasil e da democracia, porque nós temos uma clareza que Luiz Inácio Lula da Silva representa a esperança desse Brasil ser devolvido para o povo brasileiro”.

A presidenta do PT-DF ressaltou que o País está “sequestrado e colocado em um balcão de negócios”, para ser entregue em pedaços ao grande capital internacional. Mas Erika lembrou que o povo brasileiro é forte e vai resistir. “Nós resistimos porque somos filhos de Zumbi dos Palmares e de Margarida Alves. Eles tentam perseguir Lula, porque perseguem o povo brasileiro, porque querem nos colocar de volta na senzala e nós estamos dizendo que quem tem que estar aprisionado é Michel Temer e toda a sua quadrilha, esses que estão sangrando essa Nação” E finalizou: “Nos aguarde, nós estamos voltando”.

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa, o deputado distrital Ricardo Vale falou representando a bancada petista no DF.

Em seu discurso, garantiu que todos os petistas estão ao lado do nosso Lula.

“Continue firme, Lula. Parta para cima, porque você não está sozinho, você está com a militância do PT e nós vamos te defender. O Brasil precisa de você e nós vamos estar do seu lado passo a passo, defendendo sua história e seu legado”

Por Luana Spinillo

Veja mais fotos:

Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia

Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia
Foto: Deva Garcia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo