Agenda

Câmara realizará sessão histórica em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTI nesta sexta (7)

Créditos Assessoria EKNesta sexta-feira (7/7) a Câmara Federal realiza pela primeira vez, em 191 anos de história, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI. A iniciativa é da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

A parlamentar destaca o simbolismo da homenagem numa Casa que tem sido um entrave para o avanço da cidadania LGBT.

“Vamos celebrar a luta do movimento LGBTI, que é uma luta contemporânea e transformadora, pois traz comoelementos fundamentais o direito de amar, numa sociedade que naturaliza a violência; o direito de ser, num mundo que coisifica e mercantiliza o ser humano; e o direito à cidade, fundamental para rompermos com guetos e armários”, afirma Kokay

A deputada diz, ainda, que a sessão solene reafirmará a importância da laicidade do Estado num parlamento que todos os dias fere a Constituição e as leis com discursos e proposições de lei obscurantistas.

“Precisamos romper com todo tipo de fundamentalismo que busca se apropriar dos espaços de poder para propor leis e políticas públicas que perpetuam a desumanização simbólica e literal contra LGBTIs”, defende a parlamentar.

Estão convidados para solenidade, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), Zezinho do Prado, presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT- CNCD/LGBT e Fernanda Bevenut –  do movimento de travestis e transexuais.

Participam, ainda, o movimento Mães pela Diversidade, a procuradora da República, Deborah Duprat, Rubi Martins dos Santos Correia, representante do projeto Livres & Iguais da ONU, Marina Reidel, da Coordenação Nacional LGBT, do Ministério dos Direitos Humanos e Carlos Magno, da Carlos Magno, da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo