Sem categoria

Passe Livre: Uma conquista da educação e dos estudantes

Mensagem do Presidente do PTDF
Roberto Pilicarpo
O passe livre estudantil, de caráter universal, é uma conquista da educação e dos estudantes do DF.

Esta conquista sempre representou o compromisso do PT com o direito de ir e vir. De proporcionar aos estudantes da nossa cidade o acesso à educação sem o peso das altas tarifas cobradas no sistema de transporte coletivo do DF.

O governador Rollemberg pretende agora atacar esse direito. Aumentou de forma unilateral e sem qualquer debate com a sociedade as tarifas dos ônibus e do metrô.
A mobilização da sociedade, especialmente da juventude, fez ecoar um duro recado de desaprovação desta medida.
O governador insensível resolveu novamente patrocinar repressões violentas contra os manifestantes. Usou de novo a repressão das forças policiais para atacar aqueles que se opõem ao aumento das tarifas no transporte coletivo.

Não satisfeito pretende propor uma revisão da legislação que retire dos estudantes o direito ao passe livre de forma integral, introduzindo “critérios sociais” para o acesso ao benefício.

O PT/DF é contrário à segregação social dos estudantes como forma de acesso ao passe livre estudantil.

O sistema de transporte do DF continua perverso. Embora tenha ocorrido à troca das operadoras de ônibus e uma renovação da frota de veículos, os problemas de frequência, oferta, pontualidade, preços/custos, segurança, acessibilidade, informação e orientação aos usuários continuam sem solução.

Portanto, é preciso uma discussão capaz de se alterar mais profundamente os serviços de transporte coletivo da cidade, preservando-se o passe livre estudantil a todos os estudantes devidamente matriculados nos estabelecimentos de ensino.
Os serviços de transporte da cidade contam com grandes subsídios governamentais. O vale-transporte, financiado por empregados e empregadores, representa outra fonte importante do financiamento dos serviços. Os custos das operadoras de transporte e suas margens de lucro é que não sofrem questionamentos ou auditagens.

Por isso, defendemos uma ampla auditoria sobre a rentabilidade dos serviços de transporte na nossa cidade. Não foram poucos os empresários de Brasília que se tornaram barões financeiros cobrando por serviços de má qualidade.

É preciso dizer não a tentativa do governador Rollemberg de retirar o caráter universal do passe livre estudantil. Conter a voracidade financeira das operadoras de transporte. Auditar seus custos e as margens de lucros. Só assim poderemos melhorar os serviços de transporte e a assegurar a toda à população o direito de ir e vir.

Roberto Policarpo – Presidente do PT/DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo