Noticia

Partido dos Trabalhadores completa 36 anos de luta em defesa do Brasil

Há 36 anos era fundado o partido político que mudou o Brasil. Nascido da luta contra as injustiças sociais e as opressões, o Partido dos Trabalhadores é registrado, em 10 de fevereiro de 1980, como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

O PT deu voz aos negros e às mulheres, historicamente marginalizados e excluídos em nossa sociedade. Empoderou o trabalhador rural e organizou a classe trabalhadora nas cidades. Desde sua fundação, operários, assalariados, sindicalistas, habitantes das periferias, intelectuais, estudantes e outros podiam ter um partido que representasse seus interesses.

O PT certamente ajudou a construir um Brasil mais plural e inclusivo em seus 36 anos de luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Somos um partido de massas, organizamos os trabalhadores e trabalhadoras para que estes possam lutar por seus direitos e garantias, em detrimento de uma elite que sempre esteve preocupada apenas com a manutenção dos seus privilégios. O PT nasce da luta pela emancipação dos brasileiros e sua representação nos círculos políticos.

O maior partido de esquerda da América Latina não se limita apenas às disputas eleitorais. Sua maior preocupação é organizar a classe trabalhadora para que esta seja protagonista da Política, não apenas massa de manobra para interesses das elites. Nossa missão é democratizar, de fato, a sociedade brasileira.

Daí os ataques de sempre ao PT. As elites sabem que um povo empoderado e representado politicamente constitui um imenso entrave aos planos de manutenção dos privilégios seculares de que gozam. Foi assim quando nascemos, é assim agora que crescemos e continuamos expandindo nossa importância junto à classe trabalhadora.

Desde 2002, com a eleição de Lula para presidente do Brasil, demos início a um trabalho de inserção de setores da sociedade que não existiam aos olhos das elites. E, para eles, isso é imperdoável. Acesso à educação e ao mercado de trabalho formal diminuiu drasticamente a parcela miserável da população, reduzindo o contingente humano a ser explorado pelas elites.

Nestes 13 anos de governo petista no País criamos o Bolsa Família, internacionalmente reconhecido como um revolucionário programa de segurança alimentar. Tanto que é copiado em vários países, visto o sucesso feito no Brasil. Levamos dignidade para os excluídos com o Luz Para Todos e o Mais Médicos. Um garantiu energia elétrica para a população rural, o outro é um programa de atenção básica em saúde que tem levado esperança e vida aos rincões mais marginalizados.

Na área educacional, criamos o ProUni e o Ciência sem Fronteiras. Além de facilitar o ingresso do jovem ao ensino superior, ainda existe a possibilidade de complementação dos estudos em universidades estrangeiras. O salário mínimo cresce ininterruptamente desde 2003, sempre com ganhos reais acima da inflação. A formalização do emprego bate recordes, com milhares de brasileiros e brasileiras trabalhando com carteira assinada, o que significa a proteção da classe trabalhadora. Nestes 13 anos também nos tornamos credores do FMI, o que mostra a força da nossa economia. Nossas reservas internacionais também cresceram exponencialmente, sendo o BRICs resultado direto do fortalecimento do Brasil no cenário internacional.

Com tanta coisa feita em favor dos excluídos, não é surpresa para nós a reação furiosa da direita. Aqueles que sempre dilapidaram o Brasil não querem ver a emancipação popular. Por isso os ataques em todas as frentes, desde a mídia concentrada ao aparelhamento de instituições para perseguição política dos líderes do Partido dos Trabalhadores. Mas o nosso trabalho não cessará. Nosso projeto de País foi mais de uma vez ratificado nas urnas pela maioria dos brasileiros e brasileiras. As acusações que nos fazem agora são apenas cortina de fumaça para esconder os verdadeiros achacadores da república: esta oposição golpista e violenta, incapaz de fazer parte do debate democrático proposto pelo PT e as forças sociais que o compõem.

Continuaremos firmes na luta. Ainda há muito a ser feito. Aumentar a participação das mulheres na política, lutar pela verdadeira representação da sociedade nas casas legislativas, expandir o trabalho formal e seguir dando dignidade para o nosso povo. Chegamos aos nossos 36 anos vívidos, íntegros, cada dia com mais vontade de continuar a profunda mudança que iniciamos em 2002. Não deixaremos que o ódio manifestado pelas elites interrompam o ciclo virtuoso de empoderamento popular.

Parabéns ao PT, partido que mudou o Brasil e vai continuar mudando!

Roberto Policarpo
Presidente do PT/DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo