Noticia

A saúde do DF está na UTI! Nessa mesma UTI faltam leitos para os pacientes em estado grave.

A saúde do DF está na UTI! Nessa mesma UTI faltam leitos para os pacientes em estado grave.

De acordo com dados do Portal da Transparência do Distrito Federal, ¼ das vagas estão indisponíveis, aumentando ainda mais o drama da população que depende dos serviços públicos de saúde.

A Saúde do DF conta com 353 leitos de UTI para internação. Entretanto, 78 encontram-se interditados, reduzindo para 275 o número de unidades disponíveis. Enquanto isso, a fila para uma vaga aumenta a cada dia.

De acordo com a própria Secretaria de Saúde, o déficit de leitos é devido a manutenção de equipamentos e falta de médicos para as UTI’s.

Para completar o descaso com a saúde, existe a epidemia de dengue que cresce sem controle no DF e o período de carnaval, época em que o abuso de álcool costuma movimentar os hospitais.

Mas, é sempre bom lembrar que a saúde do DF não está na UTI só por falta de leitos. Essa situação não vai melhorar tão cedo. Faltam médicos, remédios, infraestrutura e gestão.

Histórico da Gestão Petista

Em junho de 2012 o governador Agnelo Queiroz deu posse a 635 novos profissionais do quadro da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) e entregou 55 novas vagas nas Unidades de Terapia Intensiva nos hospitais de Base, Materno Infantil e de Santa Maria. Os leitos somaram-se aos outros 90 entregues à rede pública do DF no início da gestão petista, em 2011.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo