Noticia

Lula abre o #3ConJPT em Brasília

O 3º Congresso da Juventude do PT foi aberto oficialmente hoje pela manhã, em solenidade que contou com a participação do ex-Presidente Lula e do presidente nacional do PT, Rui Falcão. Também estiveram presentes o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas e o secretário nacional de juventude, Jefferson Lima, além de deputados, senadores e o presidente do PT/DF, Roberto Policarpo.

O ex-Presidente Lula começou sua participação comentado sobre um encontro com o ex-Presidente do Uruguai, José Mujica, em que discutiram o papel da juventude na condução política dos seus países e na integração da América latina. De acordo com Lula, é preciso que a juventude volte a ser protagonista das grandes transformações sociais. Para ele, não se sustenta a ideia de que jovem não gosta de política, lembrando que todas as vezes em que se fez necessário mudar a política brasileira, a juventude foi para as ruas e se apresentou como protagonista do processo.

Rui Falcão, presidente do PT, celebrou as utopias e enalteceu a capacidade da juventude de abraçar causas libertárias que perpassam idades e gerações. Citou, ainda, os acordos e alianças políticas entre os diversos setores que compõem a JPT, lembrando que a direção nacional está a disposição para ajudar a dirimir eventuais divergências que possam aparecer durante o congresso.

Rui falou sobre o extermínio da juventude pobre e negra brasileira, especialmente nas periferias das grandes cidades e aproveitou para conclamar a juventude a se unir contra o PL 5069/13, que “legaliza o estupro”, lembrando que a maioria das vítimas de violência sexual têm idades entre 15 e 29 anos. O presidente fez questão de parabenizar os jovens que resistem ao fechamento de escolas em São Paulo pelo tucano Geraldo Alckmin.

Roberto Policarpo, presidente do PT/DF, também esteve no encontro e destacou: “É emocionante estar na abertura do Congresso com meus companheiros de sempre no PT, mas, principalmente, me sinto muito honrado em estar aqui com esses jovens que constroem o Partido em suas bases, em cada estado que representam. O PT se oxigena todos os dias e encontros como este me fazem ter certeza que o PT não morrerá, como quer a direita. O PT está vivo, debatendo, formulando, criando teses, transformando a vida das pessoas. Parabéns aos jovens do Partido dos Trabalhadores”.

O Congresso da Juventude do PT, que escolherá o novo Secretário Juventude do partido, acontece em Brasília, no Minas Tênis Clube, e segue até o domingo, 22 de novembro.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo