Noticia

Chefes de Estado e autoridades internacionais vêm à posse de Dilma

A posse da presidenta reeleita pelo PT, Dilma Rousseff, será acompanhada de perto por diversos presidentes, vice-presidentes, chanceleres e outros representantes de diversos países. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, responsável por organizar a cerimônia de posse e a recepção das autoridades, 14 chefes de Estado ou de governo e 16 vices-chefes confirmaram presença no evento.

Entre os que comparecerão à solenidade estão o atual chefe de Estado e o presidente eleito do Uruguai, José Mujica e Tabaré Vasquez, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden.

Também estarão em Brasília para o evento os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes; da Guiné Bissau, José Mario Vaz; da Costa Rica, Luis Guilhermo Solís; do Suriname, Desire Bouterse; da Venezuela, Nicolás Maduro; e do Peru, Ollanta Humala.

Os presidentes do Equador, Nicarágua, Argentina, Angola, China e Rússia encaminharão os vices para participar da posse de Dilma. Além disso, confirmaram presença os primeiros-ministros da Guiné Equatorial, Vicente Ehate Tomi, e da Suécia, Stefan Löfven.

Guatemala, África do Sul, Palestina, México, Irã, República da Guiné, Turquia, Canadá e Coréia do Norte enviarão chanceleres para a solenidade de posse da presidenta Dilma Rousseff.

Também estarão em Brasília para a posse presidencial os diretores-gerais da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo; da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Irina Bokova; e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano.

Programação – A posse está prevista para começar às 14h30 do dia 1º de janeiro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A presidenta Dilma se deslocará, em carro aberto, da Catedral Metropolitana de Brasília ao Congresso Nacional.

Na chegada, Dilma e o vice-presidente Michel Temer serão recebidos pelo presidente do Congresso e o presidente da Câmara dos Deputados. No plenário do Congresso, será feita a assinatura do Termo de Posse.

Em seguida, por volta das 16h30, a presidenta seguirá para o Palácio do Planalto, onde fará pronunciamento à nação. Depois a fala no parlatório, será feita a cerimônia de nomeação dos ministros, no Palácio do Planalto.

Além da programação oficial, o Partido dos Trabalhadores oferecerá diversas apresentações culturais aos militantes. Em um palco montado no gramado atrás da Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios, a banda feminina de percussão Maria Vai Casoutras, o rapper brasiliense Gog e a cantora Alcione se apresentarão das 11h às 13h.

Ao sair do Palácio do Planalto para o jantar no Itamaraty, às 18h30, Dilma será conduzida até à altura do palco pelas baterias das escolas de samba Acadêmicos da Asa Norte e da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (ARUC), ambas da capital federal.

O dia da posse deverá ser encerrado com show da cantora Ellen Oléria, previsto para começar por volta das 18h30. Os militantes poderão acompanhar todo o circuito cumprido pela presidenta através de telões instalados tanto na Praça dos Três Poderes, quanto nas proximidades do Congresso Nacional.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo