Noticia

Rui Falcão alerta sobre onda de boatos na rede

Presidente do PT e ministro Cardozo alertam especialmente para boato de que o doleiro Yousseff teria sido envenenado, embora ele passe bem.
Presidente do PT e ministro Cardozo alertam especialmente para boato de que o doleiro Yousseff teria sido envenenado, embora ele passe bem.
O presidente nacional do PT falou sobre os boatos que tomaram conta das redes sociais nas últimas horas. Um em específico diz que Yousseff teria sido envenenado e morrido.

Otimista, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, convocou a militância a não apenas votar mas como agir como fiscalizadora nas eleições de hoje. Rui  ressaltou que é preciso ter muito cuidado com a onda de boatos que surgiu nas últimas horas nas redes sociais.

“Existe um monte de boatos, inclusive a crimes que não foram praticados por ninguém. Há uma tentativa de criar alarmismo, para impedir as pessoas inclusive a não votarem nas regiões mais remotas”, disse durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta domingo (26), em um hotel, no Centro de São Paulo.

O ministro da justiça, Luis Eduardo Cardozo, se disse chocado com um boato em particular. Esse daria conta de que o doleiro Alberto Yousseff teria morrido em conseqüência de um envenenamento, ocorrido em cárcere.

Durante a coletiva, Cardozo leu a nota da polícia federal que desmentia o boato. Segundo a nota da PF, Alberto Yousseff passou bem a noite, passa por acompanhamento médico e retornará à carceragem, eliminando quaisquer dúvidas e boatos.

“Isso é deplorável. A indução de boatos para tentar influenciar os eleitores é inaceitável. Nessas últimas horas houve as mais pesadas tentativas de criarem situações adversas”, completou Cardozo.

Questionado sobre a capa da última edição da revista Veja, Rui qualificou a publicação como “jornalismo de esgoto”. “Eles tentam fazer isso sempre, se trata de uma ação casada com o candidato da oposição, mas isso não vai surtir efeito na hora do voto”, falou o dirigente.

O ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, comparou o episódio com o ocorrido nas eleições de 89. Segundo ele, a oposição e polarização utilizou-se de artifícios de manipulação parecidos com os que estão surgindo agora. À época, a Rede Globo editou o debate final entre o ex-presidente Lula e Fernando Collor, favorecendo este nas decisões finais.

Fla x Flu eleitoral – Sobre o acirramento das eleições e divisão política que acabou ocorrendo no território nacional, o presidente nacional disse que a melhor maneira de diminuir as diferenças é diminuindo as desigualdades sociais. “Vamos continuar lutando por um país mais justo, com maior igualdade de oportunidades”, falou. Rui recomendou os eleitores petistas a não aceitarem provocações. “Nós não vamos responder ódio com ódio, mas sim com tolerância”, concluiu.

2018 – Rui Falcão aproveitou para dar sua opinião pessoal sobre a possibilidade do retorno de Lula como candidato em 2018. Ele se disse favorável à candidatura do ex-presidente e que caso ele manifeste disposição, Rui dará total apoio.

 

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo